Seguidores

domingo, 11 de julho de 2010

Sobre Eternidade

Eternidade.

O Novo Testamento fala dela o tempo todo. É a grande promessa feita por Jesus. Contudo, me impressiona o quanto reverberamos essa palavra e a compreendemos tão pouco. Eternidade.Vida eterna. Sem começo e sem fim. Uma vida que simplesmente é, sem origem e destino, precisamente porque sua origem é o destino que encontrou. Retorno ao lar.

De certa forma uma coisa é certa: uma parte de nós irá morrer para sempre. E será ela, a mesma que tentamos descobrir durante toda a nossa vida. Da mesma maneira, uma outra parte de nós será eterna. E essa não sabemos ainda qual é. A vida continua um mistério, e embora pareça que nada tem sentido, o que entendemos em parte, jamais nos dará a verdadeira idéia do que seja o todo. Sendo assim, se torna ridícula toda forma de certeza absoluta sobre o assunto. O que não significa falta de fé. Simplesmente expressa nossa falta de compreensão.

Talvez o que a bíblia esteja nos oferecendo seja uma outra forma de se compreender a eternidade. Ser eterno num mundo mortal é um castigo. Ser eterno num mundo imortal é uma benção. A bíblia nos promete viver para sempre, mas não com o mesmo corpo e com a mesma mente. Seria eu mesmo quem viveria ou um outro? Só em pensar algo assim, alguns homens seriam dominados por tamanho horror, que os motivaria a esquecerem, pelo menos provisoriamente sua condição espiritual. Outros porém, fariam de seu horror o motivo para uma preocupação obsessiva, pois ao prometer o nascimento de um homem novo, inevitavelmente promete também a morte eterna de um homem velho e decadente. O mesmo homem que somos agora.

Nenhum comentário: