Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Kierkegaard Escritor" no Rio de Janeiro


Breve estarei ministrando um curso sobre a vida e a obra de Soren Kierkegaard no Rio de Janeiro. O curso terá um mês de duração (uma aula por semana, num carga horária total de 16h). Para maiores informações e inscrições deixem algum comentário ou entrem em contato direto comigo pelo email: deltavolare@yahoo.com.br. Segue a descrição do curso:




Kierkegaard Escritor



1.0 – Descrição:

Homem de muitas facetas, algumas vezes opostas entre si, Soren Kierkegaard, teólogo e filósofo dinamarquês pode ser considerado como alguém que dedicou todos os seus esforços na compreensão de seus dilemas interiores, sejam eles amorosos, religiosos ou da cultura da sua época. Tornou sua vida, aparentemente simples e monótona, uma odisséia poética e dramática, complexa, dialética, mística. Com Shopenhauer e Nietzche estabeleceu as bases para o que futuramente se tornaria o existencialismo.

Através da análise de seu pensamento e suas obras, o curso terá como objetivo discorrer sobre seu processo criativo, contextualizando-o à uma reflexão da contemporaneidade.

2.0- Ementa:

a) “O homem que foi um enigma: breve biografia de Soren Kierkegaard”.

b) “Teatralidade e autenticidade: seus escritos e pseudônimos”.

c) Algumas características da dimensão literária de Soren Kierkegaard: subjetivismo e lirismo, o uso de pseudônimos como abordagem das dimensões existenciais e a ironia como instrumento de crítica à cultura. Leitura de trechos de alguns de seus escritos.

d) Exercício de criação textual. Comentários.

Nenhum comentário: