Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Venha "deixar-se vencer pelo amor"

Segue o Comentário que meu amigo Silas fez em seu blog "Disturbios Sociais" sobre minha visita a São Paulo e sobre o meu livro "Biografia Anônima".



O meu amigo Diogo Santana, carioca, é bacharel em Filosofia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e bacharelando em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias (STBDC). É autor dos livros Fé e anarquia cristã (2007) e O Deus de carne: uma introdução à cristologia (2009a). Ele também escreveu um artigo intitulado O que é anarquismo cristão? – uma leitura de Tiago 4.4 (2010). E ainda edita dois blogs: o Vigília da Noite e o Diálogos.

Ano passado o Diogo esteve aqui em São Paulo lançando o livro O Deus de carne, foi também a oportunidade em que nos conhecemos. E essa semana ele visitou São Paulo novamente e pude apresentar alguns pontos da cidade a ele. Conversamos e caminhamos bastante pelo centro da cidade. Desde a estação da Luz, avenidas Ipiranga e São João, Teatro Municipal, Praça Ramos, Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, Praça do Patriarca, Largo São Francisco, Praça da Sé, João Mendes, Liberdade, Vergueiro, avenida Paulista e rua Augusta. Ele teve a oportunidade de conhecer a Terra da Garoa com muita garoa e frio, e entre um café e outro colocamos os papos heréticos em dia.

O Diogo me presenteou com mais um livro de sua autoria: Biografia anônima (2009b). Trata-se de um pequeno romance, uma história fictícia. É a história do Pedro, mas talvez seja a do Diogo, a minha ou a de outras e outros cristãos. E o Diogo contou com a ajuda da obra de Kierkegaard para fazer diversas "reflexões sobre fé, moralidade, loucura e amor sintetizadas num contexto existencial de busca de identidade cristã" (p. 72).

É um convite maravilhoso para

"Deixar-se vencer pelo amor, não resistir a ele. Não o amor transitório das paixões, fundado em benefício próprio e satisfação pessoal, fruto secreto de uma profunda carência emotiva que impulsiona desesperadamente a lançar-se diante de braços estranhos, indiferentes, mas sim o amor que vai ao encontro do outro, lhe identifica diante de Deus, amor que identifica criador e criatura (lhe dá um nome)." (p. 72)


>> Referências bibliográficas:
SANTANA, D. (2007), Fé e anarquia cristã. Rio de Janeiro: Corifeu.
_____. (2009a), O Deus de carne: uma introdução a cristologia. Pará de Minas: Virtualbooks.
_____. (2009b), Biografia anônima. Rio de Janeiro: Corifeu. Veja também o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=p3tQjk5g4XQ.
_____. (2010), O que é anarquismo cristão? – uma leitura de Tiago 4.4. In: Espiritualidade Libertária, São Paulo, n.1, 1. sem. 2010, pp. 408-437. Disponível na página: http://espiritualidadelibertaria.files.wordpress.com/2010/07/06_n1_santana.pdf.




Link "Distúrbios Sociais" : http://disturbiossociais.blogspot.com/2010/07/venha-deixar-se-vencer-pelo-amor.html.

Nenhum comentário: