Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Mundo é Imenso Para Olhos Pequenos

Um pardal pousa em minha janela. Parece olhar o horizonte. 

Imediatamente essa visão provoca em mim um rápido lampejo de inspiração idílica. 

Tento compreender sua visão do mundo: ser um pássaro parecer ser assustador. Em terra firme, seus olhos pequenos parecem enxergar um mundo de gigantes. Para quem não sabe voar, uma experência como essa expressaria apenas medo e pavor, expondo a fragilidade de ser tão pequeno diante de um mundo tão grande. Todavia, por saberem voar pardais não sentem medo. Conseguem elevar-se diante dos altos prédios comerciais, das cidades, das pessoas. Olhando de cima, as casas, os carros, as pessoas, vão diminundo até parecerem com as formigas de um gigante formigueiro. Do alto, todo pássaro é grande.Voar não significa apenas uma experiência de liberdade, mas a ausência de todo o medo. 
Eu sou um pássaro preso na terra. Mas almejo ardentemente o céu. E enquanto eu não posso voar, observo o mundo ao meu redor. Até o horizonte. Para pássaros, viver na terra pode expressar uma experiência de medo e terror, de angústia. Todavia, uma experiência que não é permenente, mas provisória.

Livre, mais importante do que saber para onde vai, é saber onde está. Pássaros não precisam se preocupar em ir para o céu: eles já estão lá.


Um comentário:

Nanda Meireles disse...

Oi Diogo.
Lindo texto.
Pois é verdade, somos pássaros presos na terra.
Somos águias.
E por mais que nosso desejo seja estarmos permanentemente no céu, ainda somos capazes de alçar vôos.
Claro que só conseguimos isso ao sermos guiados pela mão de nosso Pai.
Gostei muito, muito mesmo do seu texto.
Beijos