Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jesus Lava os Pés dos Discípulos



† Leitura devocional: Jo. 13.1-20

Ele sabia.

 De onde veio e para que veio.

Sabia que nada escaparia das suas mãos. Nem mesmo o poder da morte. Sabia também, que para isso acontecer, sangraria. Seria escarnecido, humilhado, açoitado e cuspido, ridicularizado publicamente. Esquecido por seus amigos.

Ele sabia.

E mesmo assim, em sua última refeição, não deixou de ser quem era, o mais humilde dos homens. Ele se ajoelha, e lava os pés dos seus discípulos. Os mesmos que diante da cruz o esqueceriam.

Mas do que humildade, o que havia entre Jesus e seus discípulos não se tratava de uma simples relação de poder, mas de amor. O poder mede, controla, nivela, separa pessoas, as classifica, as define. O amor não, pois o amor é o avesso do poder, pois não exige nada em troca do que faz. Ele amou, e não esperava ser amado em troca. Mas sabemos que além de Jesus ninguém mais é assim. O que nos surpreende, pois qualquer instituição ou pessoa que se defina como herdeira do seu legado, se compromete mais com o seu amor do que com o poder. E todo aquele que se compromete com o poder, se compromete não com Jesus Cristo, mas com aquele que possui em suas mãos todos os reinos da terra.   

Nenhum comentário: