Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ressurreição

A você, que como eu, se sente decepcionado com os rumos tomados pelo cristianismo institucional. Que descobriu, que em nome de Cristo, aboliram o cristianismo, e colocaram no lugar uma caricatura, uma pintura, feita apenas para admiração poética ou até mesmo lógica, mas que mantêm a devida distância com o que se passa com as pessoas. Que fizeram do amor ao próximo uma utopia e o substituiram pelo amor ao dinheiro, ao status, fama, poder e hierarquia, quando em Cristo somos feitos irmãos e uma só família. Que descobriu que fizeram da santidade o sacrifício de almas extremamente dedicadas, e que diariamente vivem atormentadas quanto a sua salvação pessoal e ao seu destino eterno. Que fizeram da liderança a sacralização da vassalagem e do dízimo, a preocupação absoluta com os luxos do templo e das excentricidades de líderes religiosos do que a anônima assistência aos pobres.

A você que julgando não ter mais forças para continuar a acreditar em algo assim e que por isso resolveu abandonar tudo. Por julgar que definitivamente tudo está perdido, que o Cristo dos evangelhos tão poético e vivo, morto está em palavras e pedrificado no passado através desses textos que ninguém mais ousa sequer aproximar o ouvido. Que ao morrer, Jesus fora enterrado numa infinidade de dogmas, conceitos e teologias. A você que acredita que esse Cristo de que falam eloquentes pregadores está morto e ainda não viveu na vida das pessoas.

Tomé.

"Sejas Crente e não incrédulo".

Não é o que você vê que deve lhe dizer no que crer. Não é o templo, os dízimos, as teologias. Não é o moralismo dos puristas ou as hierarquias. Nada disso é Jesus Cristo. Sequer isso o representa, pois tudo isso está morto e condenado a não viver. Condená-los não só é racional, como evidente e não há como ser otimista quanto a isso.

" Bem aventurados os que não viram, mas creram".

Creia no que você quer ver. Alimente todas as suas esperanças no futuro, que para Jesus é a ressurreição. A ressurreição de Jesus o separa eternamente de tudo o que está morto, que leva o seu nome ou não. A ressurreição de Jesus é o futuro da ressurreição da criação que está em andamento, alterando as estruturas de poder até a extinção. Isso inclui igrejas, templos, religiões, deuses. Isso inclui seres humanos transformados, novos.

Nenhum comentário: