Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nova Reforma Protestante?


... e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
Romanos 12:2

Ecclesia reformata, semper reformata.
O crescimento numérico de igrejas, ministros e fiéis nos alegram muito mais do que a luta de homens de boa índole (alguns nem mesmo cristãos) contra as injustiças sociais. Nos tornamos muito mais evangélicos e cada vez menos protestantes. Por outro lado, em ocasiões como o dia da reforma , é abundante os textos que evidenciam essa decadência. O problema consiste em saber como tornar possível uma nova reforma, pois a velha já ficou presa no passado, quando é evidente para todos nós essa necessidade. Uma reforma que conteste a exploração econômica da fé, que priorize os mais necessitados e nos ensine de maneira concreta a amar mais. Dogmatizamos o legado de Lutero e ao invés de continuarmos sua obra, que antes de ser dele, é do Espírito Santo, transformamos essa obra numa data festiva quando efetivamente hoje, há muito pouco para se comemorar. Regredimos.  Me entristece saber que o protestantismo histórico se tornou, ao longo dos séculos, mais um movimento conformista e conservador. E não é por acaso que historicamente a reforma e o Haloween compartilham a mesma data. O que presencio hoje é uma cena de horror.

Sola fides, Sola Scriptura, Sola gratia, Solus Christs, Soli Deo glória.
Aos que estão em Cristo.


2 comentários:

Nahor Lopes de Souza Junior disse...

Quando Lutero reformou a Igreja, não quis quebrar a unidade cristã, nem desraigar o compromisso cristão com o ser humano. O problema é que a pós-modernidade conseguiu destruir todo o projeto da Reforma: multiplicou as igrejas e deixou o Cristianismo "nas nuvens".
Não sou espírita, mas nessa hora penso que seria bom Lutero nascer de novo.

O Sapo disse...

Convido-vos à leitura de:
"SEMPER DESPROTOCOLANDA - 159 TESES PARA A DESPROTOCOLAÇÃO DOS RELIGIOSOS DENOMINACIONALISMOS ANTROPOCÊNTRICOS DA CRISTANDADE" Por Hélder Inocêncio

Texto Completo em, http://helderinocencio.weebly.com/1/post/2012/06/sempre-desprotocolanda-159-teses.html