Seguidores

sábado, 2 de abril de 2011

O Que é um Milagre?


Que o mundo e os homens sejam previsíveis. Que não exista liberdade ou vontade própria. Que nada nos escape das mãos. Que não exista o impossível. Que possamos conhecer tudo. Infelizmente essa não é a nossa realidade. Criamos leis que não podem explicar tudo e que com o tempo envelhecem e caducam, nos deixando com mais dúvidas do que certezas. Com essas leis, chamamos de modernidade um mundo onde qualquer espécie de determinismo (moral, psicológico, sexual, político, econômico e etc.) solapa qualquer esperança de mudança, fatalidade.  No âmbito social, determinismos econômicos (como o capitalismo) são na realidade instrumentos de manipulação ideológica para que a desigualdade continue a separar ricos de pobres. 
O pobre, por não ter nada, pela experiência de sofrimento e escassez, conclui que para ele, talvez não exista mais possibilidades. Qualquer ato de bondade somente pode ser interpretado como um milagre. 
Um milagre!
Milagres existem e vão além de curas e outros fenômenos inexplicáveis. Significa antes, acreditar que a condição humana, diferente do animal, não está situada inevitavelmente no determinismo ou em qualquer outro, onde se estabelece a segurança, a certeza e a objetividade, e com ela, o tédio diante da vida. Pelo contrário, crer no milagre significa desconfiar da fatalidade e do determinismo. É crer na liberdade. De que a condição humana está em constante risco de encontrar-se com o imprevisível por isso mesmo em desespero e dúvida. E não precisa ser religioso para isso. O existencialismo e o anarquismo são bons movimentos contemporâneos que expressam bem essa desconfiança. E que por isso, também apontam para um tipo de transcendência.  
Para conquistar o impossível e necessário antes de tudo que o impossível exista, e que não exista a esperança, que em si mesma já é uma possibilidade. Onde todas as possibilidades se exaurem, resta apenas a dependência absoluta ao “acaso”. Ao acaso de se encontrar com Jesus à beira do caminho, uma dessas oportunidades inesperadas que não se pode jogar fora. É o Kairós, a oportunidade das oportunidades. É a possibilidade que surge quando não existiria nenhuma outra. Quando uma virgem e mulheres estéreis engravidam e mortos ressuscitam. Quando surdos ouvem, alejados andam e cegos vêem. O Kairós é a possibilidade que surpreende o homem, que vem ao seu encontro, portanto, que é independente dele. É doação de Deus. 

Nenhum comentário: