Seguidores

domingo, 6 de maio de 2012

Carta à Minha Mãe



Mãe,
Os cabelos longos e brancos, as rugas da face tornam-se mais profundas e evidentes. O tempo está correndo para nós dois, e o que eu estou fazendo com isso? Preciso valorizar mais o que um dia está prescrito que acabe. Não quero alimentar saudades do que poderia ter feito e não fiz.
Infelizmente não é possível viver mais de uma vez. A vida é preciosa e só agora tenho ganhado consciência disso como nunca antes. Seu menino cresceu. Imagens da minha infância me vêem à memória e com elas a pergunta: “Meu Deus, porque isso teve que acabar?” Envelhecemos, mas não é por conta disso que deixei de ser seu menino. Envelhecemos, e minha dívida com a senhora é impagável. Como alguém é capaz de dedicar a única oportunidade de vida que tem para sustentar e educar à todo custo cinco meninos? Para dar tudo o que é possível a eles, alimentando-os, se possível fosse até com o próprio sangue? Sinto que esse gesto incondicional de doação conduz a minha vida a um propósito.
A senhora é a responsável por tudo o que há de melhor em mim. Até mesmo a teimosia, característica de nossa família, criou em mim o espírito de persistência que me fez escrever e publicar até agora cinco livros. A senhora me ensinou a assumir minhas responsabilidades, a brigar por meus ideais, a impor limites a mim e aos outros. A senhora me ensinou a ter ética. A senhora fez de mim o homem que sou hoje, embora até hoje me vejo na obrigação de continuar a aprender.


Pai,
Não consigo deixar de olhar no senhor um pouco de mim mesmo daqui a alguns anos. Independente de qualquer coisa, sinto muito orgulho de ser seu filho: o senhor me ensinou a ser exigente em tudo o que faz e a compreender o trabalho como uma virtude. Trabalhou muito para sustentar todos os seus filhos. Uma coisa é possibilitar que crianças nasçam, outra, que crianças continuem vivas no mundo. Agradeço toda a sua dedicação por mim e por meus irmãos. Não tenho dúvidas de que muito em breve muita coisa irá mudar na minha vida, para melhor! Quero que participem disso. Quero agradecer a Deus pela vida de vocês e que ele me permita honrá-los como merecem.

Seu filho primogênito,
Diogo Santana.

Nenhum comentário: