Seguidores

sábado, 11 de dezembro de 2010

Campanha "Adote Um Seminarista"


Olá caríssimos,

Como é difícil ser seminarista! Principalmente quando os recursos são próprios. Poucos conseguem conciliar trabalho e estudo de maneira harmoniosa diante do intenso cronograma de atividades do ano letivo. Por conta disso, por inúmeras vezes pensei e tentei desistir do seminário: ainda não consegui, e cá estou em direção ao quarto período. O desgaste mental é bem maior do que o físico. O sentimento de desamparo contribui para a falta de estímulo e apatia. Por conta disso, pensei num projeto a fim de tentar melhorar (e quem sabe mudar) essa situação, o que me trouxe novas esperanças e estímulo para continuar.

O Projeto consiste numa etapa inicial de conscientização da importância da formação teológica, acadêmica e pastoral para todos os vocacionados à carreira ministerial. Nessa etapa (de dois dias), igrejas serão convidadas a receberem, por um valor simbólico, palestras sobre a importância da teologia e do ministério pastoral na sociedade, a carreira do teólogo/ pastor e aspectos legais. A partir das decisões a igreja local será estimulada a contribuir para o sustento do candidato ao seminário. A segunda etapa consiste na confirmação dos candidatos, e nela, durante um dia inteiro de atividades, os vocacionados serão estimulados ao ensino, a pregação e a evangelização.

Um seminarista que é sustentado pela sua igreja local se compromete com ela. É natural que seminaristas que se empenham em sustentar a sua própria formação, se considerem livres em suas decisões futuras quanto ao ministério e as atividades corporativas da congregação. Se a igreja coopera com o seminarista, a situação é bem diferente: ele tem o direito de cobrar resultados. Todavia, outros fatores predominam na decisão de uma igreja em sustentar seminaristas: o número de vocacionados (que pode ser bem maior que a possibilidade financeira da igreja) e o receio da liderança por competição. O seminarista não deve ser um inimigo do pastor, mas sim seu cooperador direto. Sua função é colaborar para o crescimento e desenvolvimento da igreja.

Um seminarista que valorizado por sua igreja se sente incentivado, e isso pode acontecer através de homenagens públicas, cartas e oração principalmente.

Adote um seminarista.

Ele precisa de você, mais tarde, será você, talvez, quem irá precisar dele.

Nenhum comentário: