Seguidores

sábado, 2 de outubro de 2010

Eu, Uma Enciclopédia?

Interpretam-me como um conjunto bem ordenado, contudo, pouco sistemático, de teorias e autores. Em suma, interpretam-me como uma grande enciclopédia. Contudo, o que há de espiritual nas enciclopédias? Absolutamente nada. Ninguém lê uma enciclopédia como lê a bíblia. Estou fadado ao descrédito como aspirante a reverendo. Interpretam-me como um teórico cristão e que por isso mesmo, como alguém que não alcançou a condição fundamental de todo crente de abrir-se à eternidade. Ora, um teórico do cristianismo não necessita ser propriamente um cristão. Ser bom observador e crítico já lhe é suficiente. Tal ausência de estímulo promovem em meu interior um profundo desinteresse. Às vezes penso em abandonar tudo e tornar-me um xamã, de curar alejados e cegos ao custo de algumas moedas. Faria mais sucesso. Contudo, pernas de carne e ossos podem levar os homens até onde suas forças lhe permitirem ir, e olhos novos, com o tempo, voltam a enfraquecer. O que então vale mais? Acho que prefiro então continuar sendo uma simples enciclopédia...

2 comentários:

Nanda Meireles disse...

Ótimo texto Diogo.
Os valores no meio "cristão" atual estão distorcidos de forma espantosa, verdade?
Ao invés de se preocuparem se aquele caminho os levam realmente a Deus, se questionam qual caminho lhes renderá mais frutos.
Triste.
Bjs

Diogo disse...

Justamente Nanda. Esse é o problema.As pessoas estão interessadas em terem suas necessidades materiais satisfeitas. Não se preocupam mais em conhecer a Deus.

Triste isso...