Seguidores

sábado, 3 de julho de 2010

"Bem-aventurados os Pobres"

† Lc.6.20-22.



A quem você daria as chaves de sua casa?
Concerteza a alguém de confiança. A alguém de muita confiança. Você confiaria a ele a guarda de todos os seus bens, particularmente os mais valiosos. Sem temer coisa alguma.

A quem Deus daria as chaves de sua casa?
De igual modo, a alguém de confiança. As bem-aventuranças tratam especificadamente disso: Jesus procura descrever aqueles a quem Deus confia, tanto a ponto de entregar a eles as chaves de todo o seu reino: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus”. É aos pobres que Deus confia todo o seu Reino. É a eles que Deus confia todos os seus bens. E por causa disso, no Reino de Deus não há faminto que não venha a saciar-se, não há a triste que não venha a alegrar-se, não há perseguido que não se regozije diante da dor.

Curioso ressaltar que o texto não se refere a quatro tipos de pessoas distintas: os pobres, os famintos, os tristes e os perseguidos por causa do nome de Jesus. É certo que Jesus se refere à futura igreja. A igreja é o Reino de Deus. Não uma instituição de pedra. Mas corações: perseguidos e martirizados, alguns, desanimados pelo sofrimento e tristes. Outros, ausentes de qualquer recurso, sem terra ou propriedade, passam fome e mendigam. A eles é chegado o Reino. E quando o Reino de Deus chega, não há mais fome, não há mais tristeza. Há fartura e alegria.

Ao entregar as chaves do seu Reino o criador nos oferece uma prova do seu amor por nós. Se abnega do que é dele e a nós oferece como prova de seu cuidado. Até ao ponto de morrer por nós. Ora, os filhos somente podem receber a herança depois do pai morto. Eis o sinal do seu sacrifício. Se entregando à cruz, Jesus nos oferece tudo o que é dele, toda a sua herança. Todo o seu Reino.

Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Benção meu irmão. O Senhor continue te usando querido, que a mente sábia que o Senhor te deu seja sempre assim, usada em humildade e para Sua glória. Grande abraço!
Fabiano Soares